Translate

domingo, 7 de julho de 2013

A Magia do Tarot

 Bom, depois de algum tempinho resolvi falar sobre o livro que escrevi e já está circulando a pelo menos um ano e nele relato minha experiência com o tarot, esse misterioso baralho cuja origem se perde na noite dos tempos.
 Tarot é essa magia de espaço-tempo, mente vazia, mente unida ao universo, um com a hierarquia e a hierarquia com ele, é deus, deusa, natureza, é a vida em sua contínua mudança, sabedoria e equilíbrio, tão próprio do universo.
 Tarot é formado por 78 cartas, chamadas de arcanos, que em grego, significa mistério, pela tradição as 22 cartas formadas por figuras humanas, são os arcanos maiores, eles representam uma situação cósmica, comentada e ampliada a nível da consciência e da evolução da alma. Já os arcanos menores são a situação no mundo de algo específico, como negócios (representado pelo naipe de Ouros), amor (representado pelo naipe de Copas), ação e atitude (representado pelo naipe de Bastão ou Paus) e os pensamentos e psique, (representados pelo naipe de Espadas). Observou, que cada um equivale a um elemento? Temos aqui terra(Ouros), água (Copas), fogo (Paus) e ar (Espadas).
 Como acontece a magia no tarot? Isso é simples, ela acontece pela associação, imaginação e aplicação. Por exemplo, analiso uma situação de negócios e vejo que ela pode ser boa pra mim e livre de carma, então faço um ritual onde abro o tarot como uma mandala e uso os arcanos específicos pra isso, no caso a Imperatriz e o Três de Ouros, essa combinação representa uma bem sucedida negociação com resultados positivos e que se harmonizam com a pessoa que é o ator da ritualística, Veja que durante a ritualística, podemos mentalizar as cartas e transferir a energia para um talismã pessoal, uma pedra ou qualquer outro objeto, as possibilidades são inúmeras.
 Exploro cada situação e exemplos como esse no meu livro, onde procurei direcionar a tradição e exaltar nossa cultura afro-brasileira e as tradições árabes, como a dança do ventre, pois ela foi utilizada por mim como elemento fixador de imagens dos arcanos, onde há situações da dança em que literalmente os arcanos aparecem....
 Para aqueles que desejam mais, sugiro conferir a excelente matéria da jornalista Cleide Magalhães: Confiram em http://ojornalismodaasas.blogspot.com/2009/07/arte-secular-do-tarot-esta-em-livro.html.
 Abraços à todos os buscadores, nessa viagem de mistério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.